segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cada coisa em seu lugar

Uma bela paisagem

O desenho, até então, estava lindo! Era uma bela paisagem de campo, num fim de tarde, com uma brisa balançando as flores suavemente. Quer dizer, os caules delas, pois essas, ainda serão feitas.
Você consegue sentir a brisa?
Todo o desenho foi feito por canetinhas coloridas. O azul do céu contornou as nuvens brancas do papel. O amarelo fez o sol e seus raios tão delicados, descendo o céu e tocando o campo.
Você consegue ver essa beleza?
O chão, primeiramente, foi feito pelo verde-escuro, que fez a base dos caules das flores, mas esses foram terminados pelo verde-claro, afinal, com esse sol, não há o que fique escuro.
A árvore no canto à esquerda foi feita pelo marrom em seu tronco e o verde-escuro em sua copa. Muito frondosa, tentou fazer uma sombra, mas, nessa bela paisagem, não muito espaço para sombras, apenas para muita luz. Mas, deixemos claro, a árvore faz sombras, não para atrapalhar a luz, mas porque sabe que gostamos muito de descansar numa sombra e poder sentir melhor a brisa do campo.
Você está cansado?
O fim do desenho está próximo. Você pode ver o vermelho, o laranja e o rosa na espera? É a vez deles. Eles farão as flores e, esse campo será o mais florido, perfumado e iluminado onde você já esteve!
Você está sentindo essa paz?
O laranja começou, em pequenos montes, contornar com traços finos e leves suas flores. Que lindo está ficando.
Você não acha?
Assim que terminou, o laranja pôde ver o vermelho que já não agüentava mais esperar. Estava ansioso para mostrar suas habilidades e colaborar com essa bela paisagem. Com muita delicadeza, fez suas flores com destreza e amor. Muitos detalhes, muitas flores, realmente, o vermelho cumpriu sua tarefa com tamanha perfeição, que já dá pra sentir o perfume de suas flores.
Você está sentindo esse perfume?
Agora, na reta final, a expectativa é grande. O rosa entra em cena. Mas, olhe só, ele não parece muito bem. Está sério, pálido, o que será que ele tem?
O azul que fora o primeiro no desenho, já não agüentava mais esperar:
- Vamos logo, rosa!
O verde-escuro, também impaciente:
- Se não está afim, não venha nos atrasar!
O vermelho aproveitou:
- Quer que eu termine para você?
O rosa, encabulado, respondeu que ele mesmo faria, logo que o marrom falou a todos que campo sem flores rosas não seria um belo campo. Então, posicionou-se para começar. Com calma, porém decidido, dirigiu-se aos seu local no campo, que o vermelho e o laranja deixaram para ele, e tirou sua tampa.
- Ixi!
- Rosa, nem comece! Com essa ponta grossa, você vai estragar nossa paisagem!
- Ah, não!
- Esperou até agora pra nos mostrar essa ponta toda desalinhada! Poderíamos ter terminado sem seus borrões!
Então, o amarelo interveio:
- Pessoal, todos já demos o que podíamos dar. Então, deveríamos esperar e ver o melhor que o rosa dará ao nosso desenho.
Com vergonha, porém querendo mostrar o que podia fazer, o rosa começou a dançar sobre o campo. Sabe, o lugar dele era ao fundo da paisagem, na linha do horizonte, onde os detalhes não são tão importantes quanto ao todo. E sua cor alegrou e completou a bela paisagem com perfeição.
Você gostou?

2 comentários:

  1. q lindo esse texto Cíntia...
    Achei uma gracinha!
    acho q seu lugar não é na escola...
    continua postando!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Vou ter uma amiga famosa...uau....

    ResponderExcluir