sábado, 19 de junho de 2010

Sucesso ou Amizade?

Assistindo aos vídeos da Shakira na abertura da Copa 2010 e pensando nas atitudes de uma pessoa que eu achava que era minha amiga, perguntei-me: "será que nos primeiros shows de Shakira as amigas que estavam lá com ela eram as verdadeiras? Essas mesmas, hoje em dia, estão lá ainda?".
O editor me disse que quando uma pessoa faz o lançamento de seu livro - quando essa pessoa ainda não faz sucesso - são os amigos que vão prestigiá-lo. Pensei: "quantas pessoas será que me prestigiariam?".
Eu sei que muitas pessoas vão dizer que sim ou que não. Ou ainda dirão que eu sou chata, esnobe etc. Sei também que tem pessoas que me dirão que estou viajando, pois são sim minhas amigas e que sempre estarão lá comigo.
Pensei também: "será que a Shakira dependeu de amigos para fazer sucesso hoje? Será que teve que deixar para trás muitas pessoas que considerava amigas e que descobriu não serem? Ou que deixaram de ser por inveja, por não saber lidar com a situação?"
É, eu sei que eu penso muito. Penso e não nego. Essa é uma das minahs características, que para uns pode ser uma boa característica e para outros um defeito. Assim como meu jeito franco (não 100%, pois ninguém é...) de dizer o que penso, sinto ou não conseguir disfarçar ou fingir já incomodou muita gente e ainda incomoda. Não colecionei amigos com a uma simpatia - provavelmente falsa - e buscando na internet o sucesso de ter dois "profiles" por não caberem todos os amigos num mesmo. Gosto de ter por perto pessoas com quem eu possa conversar sobre tudo, com quem eu possa dizer o que penso, sinto, acho, acredito. Não gosto de conversas vãs que não me levarão a lugar nenhum. Para ir a lugar nenhum prefiro a filosofia. Buscar sentido, sentimento, entendimento para no final descobrir que o melhor mesmo é viver a minha vida e ter por perto quem realmente importa no momento, e trazer na bagagem aqueles amigos queridos que te amam pelos seus defeitos e não que te idolatram por sua simpatia ou popularidade. Pois esses últimos serão os primeiros a te deixar quando você der um passo em direção ao sucesso. Serão os primeiros a te passarem a perna ou citarem seu nome em vão, numa conversa à toa de salão de cabeleireira. Sua vida será discutida por pessoas que não consideram seus sentimentos, suas buscas, seus desafios e as pedras que retirou de seu caminho para poder caminhar.
Estou em busca de entender o motivo de atitudes tão simplórias e inúteis. Um tempo perdido que não será útil a quem fala, a quem ouve e nem a quem de quem se fala.
Quem será que estará lá comigo? Torcendo por mim? E quem serão meus amigos verdadeiros que continuarão sendo independente de meu sucesso, fracasso ou de minha eterna busca por felicidade e satisfação pessoal?
Quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário